Sobre cansaço.

close up of fruits hanging on tree

Foto por Pixabay em Pexels.com

O que tenho ouvido repetidamente nos últimos tempos é: ando tão cansado. Eu mesma tenho repetido essa frase mais vezes do que gostaria. E é verdade, estamos cansados mesmo. Mas que cansaço é esse que nem férias, nem finais de semana, nem cochilos de domingo são capazes de sanar?

Tenho pensado sobre isso e também sobre as desculpas que dou para justificar esse estado que, muitas vezes, parece não querer ir embora. Não raramente, tento me convencer de que tenho trabalhado muito, mas a verdade é que já trabalhei muito mais. Digo também que é a maternidade que é exaustiva e ninguém discorda desse fato, no entanto, sei que minhas meninas não podem levar a culpa por isso.

Meu cansaço tem sido algo quase triste, algo que combato veementemente, mas que vai e vem sem muita lógica. Ora ganho, ora perco. Ora me deixo levar pela inércia e passo o dia com poucas palavras, ações rasas e muita preguiça. Ora esqueço, levanto e busco realizar, sorrir, me movimentar.

Mas o cansaço volta, e não é do trabalho, de alguém ou da situação do país, é de tudo isso junto. É a vida. Só que a vida não dá pausas nem se ajeita sozinha. Cansar da vida é brigar uma luta inglória, é bater esperando apanhar de volta e isso só aumenta o cansaço.

Andei bem exausta dos dias, das coisas que não posso resolver e do tempo que passa bagunçando tudo. Cansada de ver que, de vez em quando, é preciso andar para trás só para não parar de andar. Andei exausta de tudo, é isso.

Mas a verdade é que foi esse cansaço que me trouxe até aqui, até este ponto de reencontro comigo, com as coisas que me habitam e que são perenes. O mundo mudou, muito ao redor está pior, mas ainda sou eu. Ainda tenho palavras, sentimentos, pensamentos e conflitos fazendo barulho aqui dentro. Ainda tenho a dizer.

Por isso voltei, porque o cansaço pode me entristecer e frustrar, mas não pode me parar nem me emudecer. Os dias podem nos tirar muitas coisas, mas não a nossa essência e nunca as nossas escolhas.

Andei bem cansada sim, mas ainda estou aqui. Escolho permanecer.

Eu. Estou. Aqui.

4 pensamentos sobre “Sobre cansaço.

  1. A gente sempre brinca com frases do tipo “Já leu a palavra de Chris Melo hoje?” “Sentiu?” Mas é uma brincadeira muito real… A gente SENTE o que você escreve! É aquela mágica de se sentir abraçada pelo outro que tá ali fora da gente mas parece que é a gente mesmo porque tão iguais os sentimentos né? É tão bom te ler e sentir esse afago… Apesar desse cansaço sigamos de mãos dadas, sorrindo, amando, vivendo! Conte sempre comigo! Sou só orgulho da pessoa e escritora maravilhosa que você é!

    Amor daqui.

  2. Sabiiiaaaa!!!! Foi você quem escreveu aquele texto do miojo rs.
    Minha Deusa @Chris, que bom que você ainda têm muito a dizer, que ai dentro ainda tem barulho. Sinal de que muitos corações serão destroçados com as suas doces palavras, que ora abraça e aquece, ora arrebenta e nos deixa sem ar. Você é incrível, e até a sua lista de supermercado deve ser feito poesia. Por onde passa sempre fica um “tiquinho” de você. Sorte de quem esbarra ❤

  3. Tem dias que realmente estamos muito desanimados, mas as vezes nem é conosco, e sim com tantas coisas absurdas que acontecem não só aqui mais no mundo…

    Mas o que temos que fazer é sempre acreditar que o amanhã sempre será melhor que hoje e que não importa o que aconteça, sempre terá uma nova oportunidade, um novo começo e até um recomeço, mas cada dia é único.

    Suas palavras sempre nos incentiva a ser pessoas melhores,com realidades que muitas vezes acontece conosco. Acreditar que no final tudo dá certo.

    Bjs S2

  4. Obrigado por esse texto que tem tanto do que tenho sentido que bastaria mudar umas palavras e poderia ter sido escrito por mim. Obrigado por estar aqui. Estou aqui por ti também. Sempre.

Deixe um comentário